terça-feira, janeiro 18, 2011

Porque ser cristão?



Nos dicionários da língua portuguesa, crente é: Crédulo, aquele que crê. Mas na Palavra de Deus, o crente é o servo fiel e prudente, compromissado com a verdade expressa no Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
 Nos  dias atuais, é comum, muitos se apresentarem como crentes ou evangélicos, inclusive aqueles que estão no auge da mídia. 
Usam a religião como status.


"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."
Mateus 24:5


O que realmente precisamos saber, é que há um grande abismo entre o crente religioso e o verdadeiro servo de Deus, aquele que renunciou o pecado, nasceu de novo e compartilha da cruz de Cristo.  


Muitos dizem: “Eu não sou crente, mas nunca cometi crime, não tenho vícios, não adultero, não minto, e creio que o Senhor não vai me mandar para o inferno, porque certamente não me julgará pelo mesmo critério adotado para avaliar um ímpio. Portanto, acho que quando eu morrer, o Senhor vai me dar um lugar bom para passar a eternidade”.


Isso é um equívoco, porque se fosse dessa forma seria muito fácil, o que também tornaria desnecessário o sacrifício e a morte do Senhor Jesus, e poderíamos considerar inútil, 
o derramamento do seu sangue para livrar o homem do pecado e da morte.

"Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, 
fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."
(1 João 1: 6-10)

Porque o Reino do Céu, não é como as habitações edificadas pelas mãos do homem, onde há moradias com diversos padrões de classes sociais, e cada um se posiciona da maneira que quiser. 
Mas na vinda de Cristo para julgar os vivos e os mortos, só haverá dois lugares onde o nosso espírito passará a eternidade, ou seja, a Nova Jerusalém, toda edificada em ouro para os que herdarão a vida eterna, ou o fogo ardente para os que provarão a segunda morte.

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, 
enganando-vos com falsos discursos."
(Tiago 1:22) 

 Exorta para que não sejamos apenas ouvintes esquecidos, mas cumpridor da palavra de Deus, porque é impossível servir a dois senhores, pois, logo há de agradar um e aborrecer o outro.

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."  
(Mateus 6:24)

E na glória do Senhor, não haverá um recinto mais ou menos morno, para acomodar aqueles que se julgam justos, mas não receberam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Porque a Palavra do Senhor é sim, sim, ou não, não, o que passar disso é de procedência maligna.


DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO!

Alem disso, Jesus afirmou que não veio para os justos, mas veio buscar e salvar aquele que estava perdido, porque os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes.

"E Jesus, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento."
(Marcos 2:17)

    É NESCESSARIO NASCER DE NOVO

E assim, muitos irmãos trazem consigo a patente de crente, porem, sem compromisso com a verdade, e tem no coração a concepção que para herdar a vida eterna basta membrar-se a uma igreja institucionalizada, dar dízimo e oferta e ser compromissado com a doutrina da sua igreja. Mas Jesus afirmou que, aquele não nascer de novo não pode ver o Reino do Céu, e se não fosse assim, a  obra da cruz seria em vão. 

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele 
que não nascer da água e do Espírito, 
não pode entrar no reino de Deus."
(João 3:5) 


Mas para que tenhamos o nosso nome selado no Livro da Vida é preciso muito mais que religiosidade, porque o próprio Jesus afirmou com toda segurança que, para alcançar a eternidade, necessário é nascer de novo!


Um certo príncipe judeu chamado Nicodemos, foi ter com Jesus a noite, e reconheceu Jesus como Mestre, vindo de Deus para salvar o homem que estava morto no pecado, porem respondeu-lhe Jesus:

 Aquele que não  nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 
Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? 
Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?

Então lhe disse Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 
O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito. 
Não te maravilhes de ter me reconhecido Mestre, 
necessário vos é nascer de novo.
(João 3:1-8)

Observem a grandeza da sabedoria do Senhor Jesus Cristo, que não disse sobre a necessidade do novo nascimento para um ladrão, um devasso ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecado necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas admoestou justamente a um homem de conduta ilibada, temente a Deus, religioso, zeloso da lei de Moisés, príncipe dos Judeus, o qual trazia consigo a certeza que Cristo verdadeiramente é o Filho de Deus.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 
Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."
(Mateus 11:28-30)

"Disse Pedro: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas."
(Atos 10:34)

Porem, para herdar a vida eterna, Nicodemos com todos esses atributos, para efeito de salvação, encontrava-se nas mesmas condições dos demais pecadores, porque lhe faltava o essencial para alcançar a salvação. No seu coração não havia arrependimento, conversão, e fé para sepultar o velho homem pecaminoso, e produzir o novo nascimento pela aspersão do sangue do Senhor Jesus Cristo.

Jesus lhe falava das coisas espirituais; o nascer da água é o arrependimento, e o nascer do espírito a conversão, a fé para crer verdadeiramente no sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados, crer na sua ressurreição para a salvação da vida eterna. Obediência aos mandamentos do Senhor para fazer somente a sua vontade e receber a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Isto sim é ser um crente, verdadeiro filho de Deus.

Porque aquele que diz: Eu conheço a Jesus e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 
Aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou, guardando os seus mandamentos e fazendo a vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário